segunda-feira, 13 de junho de 2011

Projeto - Lixo: Quem sabe mais, polui menos

Autor: Equipe Pedagógica e Administrativa da EM Profª Alice Naves Ferreira
Coautor: Perpétua Aparecida Amaral

Estrutura Curricular
  • Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Fundamental - Anos Iniciais (4º e 5º Ano)
  • Componente Curricular: Ciências
  • Tema: Educação Ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Com o desenvolvimento do projeto, o aluno deverá perceber a importância de se tomar decisões sustentáveis num processo de ecoalfabetização, compreendendo que a sustentabilidade se apoia no cuidado com as pessoas, a Terra e os recursos naturais.

Duração das atividades:
Aproximadamente 15 dias

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
É importante que o aluno seja capaz de buscar informações na Internet e também saiba alguns recursos do editor de textos (Writer) e KolourPaint.

Recursos utilizados:

- computador,
- Internet,
- TV,
- datashow,
- microfone,
- filmadora,
- rádio,
- câmera digital,
- impressora,
- DVD,
- filme.



    Estratégias e recursos da aula

    1ª Etapa:
    - Sensibilização:
    1º Momento: Assistir ao filme Ilha das Flores
    2º Momento: Os alunos realização uma visita ao lixão da cidade acompanhados por um membro da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Lá, registrarão o local com a câmera digital e/ou celular (vídeo e foto).

    Retornando à sala de aula, os alunos farão uma reflexão sobre os objetos que consomem e o quanto geram de resíduos. Quais são recicláveis? Que tipo de processo cada um propõe para reciclá-los? Pedir que anotem as respostas no caderno e socializem as informações. O professor deverá discutir e explicar os conceitos de reaproveitamento e reciclagem.


    2ª Etapa:
    Dividir os alunos em grupos e entregar cópias do poema O Bicho. Promover uma discussão sobre o poema e, no laboratório de Informática, fazer a ilustração utilizando o KolourPaint.

    Propiciar aos alunos uma análise das condições de higiene do pátio da escola, antes e após o recreio, e ainda do lixo produzido por todos da escola, em todos os ambientes: cozinha, secretaria, sala dos professores...

    3ª Etapa:
    Apresentar no datashow os vídeos do youtube:

    Este vídeo retrata na primeira parte vários ambientes poluídos com lixo e na 2ª parte como deveria ser o planeta sem tanto lixo colocado em lugar impróprio.

    O vídeo conta a história de um personagem que não se preocupa em manter limpo o lugar em que vive. Após ter um sonho, muda de atitude.

    4ª Etapa:
    Pesquisar no site www.lixo.com.br, formas de minimizar os impactos ambientais. Registrar as propostas e socializar através da “rádio escola”.

    5ª Etapa:
    Entrevista: Os alunos deverão, em sala de aula, elaborar perguntas que deverão ser feitas aos coletadores de lixo.

    6ª Etapa:
    Conscientizar a comunidade escolar da correta destinação do lixo para melhoria da qualidade de vida e do Meio ambiente. Definir quais atitudes devem/podem ser tomadas em casa e na escola. Postar no blog da escola a “mobilização” com o intuito de diminuir o impacto ambiental dos processos de consumo, despertando a consciência pela preservação.

    7ª Etapa:
    Propor à escola o desenvolvimento do projeto “Quem sabe mais, polui menos” mudando o comportamento de atitudes, afinal, o modelo atual de desenvolvimento é insustentável e é nossa responsabilidade integrar iniciativas conscientes às práticas cotidianas da escola.

    8ª Etapa:
    Jogo: Lixo Legal

    - Na sala de aula, a professora deverá orientar os alunos a irem para o Laboratório de Informática levando caderno, lápis e borracha e que lá deverão trabalhar em duplas.
    - No Laboratório de Informática: a professora, utilizando o datashow, orienta os alunos para acessarem o site do jogo www.cempre.org.br
    - Lá, deverão ir para o link “educação”, onde encontrarão 6 sugestões sobre o meio ambiente.
    - Dentre elas, escolher a primeira opção: Jogo – Lixo Legal.
    - Quando todos os alunos já estiverem com o jogo aberto, deverão ser orientados que, quando surgirem informações sobre o Meio Ambiente, eles deverão anotar o que considerarem importante.

    Após o jogo, com base nas anotações feitas, deverão fazer um texto utilizando o Processador de Texto.

    De volta à sala de aula, cada dupla irá apresentar o que aprendeu com o jogo.

    9ª Etapa:
    A professora deverá orientar os alunos em suas visitas nos sites:

    Avaliação
    Os alunos devem propor modelos de reciclagem para serem implementados na comunidade em que vivem.

    A avaliação também se dará através da observação de como o lixo da escola é descartado pelos alunos e funcionários.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    O que você achou?