Autor: Equipe Pedagógica e Administrativa da EM Profª Alice Naves Ferreira
Coautor: Perpétua Aparecida Amaral
Estrutura Curricular
- Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Fundamental - Anos Iniciais (4º e 5º Ano)
- Componente Curricular: Ciências
- Tema: Educação Ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Com o desenvolvimento do projeto, o aluno deverá perceber a importância de se tomar decisões sustentáveis num processo de ecoalfabetização, compreendendo que a sustentabilidade se apoia no cuidado com as pessoas, a Terra e os recursos naturais.
Duração das atividades:
Aproximadamente 15 dias
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
É importante que o aluno seja capaz de buscar informações na Internet e também saiba alguns recursos do editor de textos (Writer) e KolourPaint.
Recursos utilizados:
- computador,
- Internet,
- TV,
- datashow,
- microfone,
- filmadora,
- rádio,
- câmera digital,
- impressora,
- DVD,
- filme.
Estratégias e recursos da aula
1ª Etapa:
- Sensibilização:
1º Momento: Assistir ao filme Ilha das Flores
2º Momento: Os alunos realização uma visita ao lixão da cidade acompanhados por um membro da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Lá, registrarão o local com a câmera digital e/ou celular (vídeo e foto).
Retornando à sala de aula, os alunos farão uma reflexão sobre os objetos que consomem e o quanto geram de resíduos. Quais são recicláveis? Que tipo de processo cada um propõe para reciclá-los? Pedir que anotem as respostas no caderno e socializem as informações. O professor deverá discutir e explicar os conceitos de reaproveitamento e reciclagem.
2ª Etapa:
Dividir os alunos em grupos e entregar cópias do poema O Bicho. Promover uma discussão sobre o poema e, no laboratório de Informática, fazer a ilustração utilizando o KolourPaint.
Propiciar aos alunos uma análise das condições de higiene do pátio da escola, antes e após o recreio, e ainda do lixo produzido por todos da escola, em todos os ambientes: cozinha, secretaria, sala dos professores...
3ª Etapa:
Apresentar no datashow os vídeos do youtube:
Este vídeo retrata na primeira parte vários ambientes poluídos com lixo e na 2ª parte como deveria ser o planeta sem tanto lixo colocado em lugar impróprio.
O vídeo conta a história de um personagem que não se preocupa em manter limpo o lugar em que vive. Após ter um sonho, muda de atitude.
4ª Etapa:
Pesquisar no site www.lixo.com.br, formas de minimizar os impactos ambientais. Registrar as propostas e socializar através da “rádio escola”.
5ª Etapa:
Entrevista: Os alunos deverão, em sala de aula, elaborar perguntas que deverão ser feitas aos coletadores de lixo.
6ª Etapa:
Conscientizar a comunidade escolar da correta destinação do lixo para melhoria da qualidade de vida e do Meio ambiente. Definir quais atitudes devem/podem ser tomadas em casa e na escola. Postar no blog da escola a “mobilização” com o intuito de diminuir o impacto ambiental dos processos de consumo, despertando a consciência pela preservação.
7ª Etapa:
Propor à escola o desenvolvimento do projeto “Quem sabe mais, polui menos” mudando o comportamento de atitudes, afinal, o modelo atual de desenvolvimento é insustentável e é nossa responsabilidade integrar iniciativas conscientes às práticas cotidianas da escola.
8ª Etapa:
Jogo: Lixo Legal
- Na sala de aula, a professora deverá orientar os alunos a irem para o Laboratório de Informática levando caderno, lápis e borracha e que lá deverão trabalhar em duplas.
- No Laboratório de Informática: a professora, utilizando o datashow, orienta os alunos para acessarem o site do jogo www.cempre.org.br
- Lá, deverão ir para o link “educação”, onde encontrarão 6 sugestões sobre o meio ambiente.
- Dentre elas, escolher a primeira opção: Jogo – Lixo Legal.
- Quando todos os alunos já estiverem com o jogo aberto, deverão ser orientados que, quando surgirem informações sobre o Meio Ambiente, eles deverão anotar o que considerarem importante.
Após o jogo, com base nas anotações feitas, deverão fazer um texto utilizando o Processador de Texto.
De volta à sala de aula, cada dupla irá apresentar o que aprendeu com o jogo.
9ª Etapa:
A professora deverá orientar os alunos em suas visitas nos sites:
Avaliação
Os alunos devem propor modelos de reciclagem para serem implementados na comunidade em que vivem.
A avaliação também se dará através da observação de como o lixo da escola é descartado pelos alunos e funcionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou?