EM Profª Alice Naves Ferreira
Grupo: Aparecida Marques Soares Neto
Grayce Keller Teixeira
Lázara Regina de Morais Colombaroli
A atividade desenvolvida faz parte do projeto “Lixo: Quem sabe mais, polui menos” e foi realizada pelos alunos do 5º ano da professora Salete. Tal atividade é um jogo de trilha que está em um link do site www.meuplanetaminhacasa.com.br, sugerido pela EM Interventor Noraldino Lima:
Jogo Lixo Legal
- Na sala de aula, a professora deverá orientar os alunos a irem para o laboratório de Informática levando caderno, lápis e borracha e que lá deverão trabalhar em duplas.
- No Laboratório de Informática: a professora, utilizando o datashow, orienta os alunos para acessarem o site do jogo www.cempre.org.br.
- Lá, deverão ir para o link “educação”, onde encontrarão 6 sugestões sobre o meio ambiente.
- Dentre elas, escolher a primeira opção: Jogo – Lixo Legal.
- Quando todos os alunos já estiverem com o jogo aberto, deverão ser orientados que, quando surgirem informações sobre o Meio Ambiente, eles deverão anotar o que considerarem importante.
- Após o jogo, com base nas anotações feitas, deverão fazer um texto utilizando o Processador de Texto.
- De volta à sala de aula, cada dupla irá apresentar o que aprendeu com o jogo.
Apontamentos Interessantes:
Os alunos chegaram motivados para a aula, visto que “jogo” é uma atividade que desperta o interesse de todos os alunos. A professora apresentou claramente a proposta da atividade e os alunos compreenderam muito bem qual seria o foco. Conseguiram jogar com muita facilidade e ficaram atentos às informações que apareciam durante o percurso, conforme os pontos que tiravam jogando dado. Não tiveram dúvidas e nem dificuldades durante o jogo. O que surpreendeu, foi a tentativa de um aluno que tentou “copiar” a informação para depois “colar” no Editor de Textos. Isso demonstra a tentativa de utilizar um conhecimento já adquirido em uma outra situação.
A atividade foi conduzida pela professora de forma tranquila, respeitando o ritmo dos alunos e estes fizeram muitas anotações no decorrer do jogo. Um aluno se surpreendeu e ficou empolgado quando viu o nome dele no ranking de classificação (22º lugar). Isso despertou o interesse dos demais alunos que também quiseram saber a classificação, dentre eles, Rayner e Karyna, que ficaram em 18º.
Em relação aos equipamentos, o funcionamento não ocorreu muito a contento, pois demorou muito para abrir o site e os links; em alguns casos era necessário “tentar de novo”. Após a colocação do nome do jogador e um endereço de e-mail, o jogo transcorreu sem problemas. Os alunos que não tinham conta de e-mail, utilizaram do Laboratório de Informática.
Esta atividade possibilita o desdobramento de ações que ampliam os ganhos, como por exemplo a reciclagem de objetos pela própria escola e/ou em casa, podendo assim ser desenvolvida com alunos de outras turmas.
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