terça-feira, 12 de julho de 2011

Atividade 4.3: Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação

Texto: Mídia-educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis

Autor: Sílvio da Costa


As diversas tecnologias da informação e comunicação não são apenas "novidades tecnológicas". Elas mudaram nossas vidas. Rádio, TV, sites, blogs, youtube, expressam a crescente necessidade de expressão pública e apropriação do espaço midiático. Mudar a vida com as mídias é também uma preocupação de muitos...

Uma série de pesquisas demonstram que as pessoas gastam mais tempo vendo TV, navegando na web do que lendo algo impresso. Os textos escritos têm, nessas pesquisas, maior valor cultural. Entretanto, a oralidade, os textos visuais e as formas de comunicação das diversas mídias, vêm revitalizando este julgamento. Textos sonoros, imagéticos e escritos coexistem e interagem, formando uma "linguagem híbrida" com sentido e finalidade informativa.

Hoje, a "alfabetização/letramento nas mídias" é tão importante quanto as formas tradicionais de se ler/escrever textos impressos. A vida cotidiana está hoje mergulhada nas modernas tecnologias de comunicação e isso traz grandes desafios para a educação, que precisa usar as TICs como ferramenta pedagógica, como objeto de estudo e como veículos de expressão.

A pesquisa de campo realizada por Sílvio da Costa constatou que, em várias escolas há associação entre mídia e computador; há grande influência dos meios de comunicação na vida das pessoas (alunos, professores) e uso ineficiente (sem reflexão e produção) das mídias por parte dos alunos.

Nos diversos relatos feitos, é como se nossa escola estivesse na lista das escolas "estudadas". Alguns professores ainda têm medo de trabalhar sozinhos com os alunos por saberem menos do que eles (ainda bem que temos a Coordenadora de Informática Educacional para nos salvar!).

Muito válida também é a reflexão sobre esse fato: "... não é difícil produzir mídias e elas sabem o que é possível, sabem pesar o conjunto, criticar o resultado e ainda contar com a parceria do aluno..."

O uso das TICs na educação é, sem sombra de dúvida, um caminho sem volta. Os Laboratórios de Informática não poderão ser usados apenas por quem "tem mais gosto pela informática". Sabemos que a mídia impressa seduz menos que sons, imagens e textos. Não nascemos em um mundo com tantas mídias, mas precisamos ser mediadores das aprendizagens dos "nativos digitais". O importante nos dias atuais é ser produtor – e não apenas consumidor – das diversas mídias. Os alunos precisam aprender que existem diversos pontos de vista – inclusive o deles – em relação ao que os cercam. Diversos saberes, competências, capacidades ainda devem ser desenvolvidos por alunos e professores. "O caminho se constrói ao caminhar". E deve ultrapassar o simples, chegando à construção reflexiva, expressiva, responsável e significativa.

Grupo: Aparecida Marques Soares Neto
            Grayce Keller Teixeira
            Lázara Regina de Morais Colombaroli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou?