O desafio atual do sistema educacional é, evidentemente, formar os alunos para terem autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e, principalmente, para que estejam dispostos a aprender ao longo da vida.
As coisas estão mudando numa velocidade muito rápida e isso exige um constante aprendizado que atenda a essa demandas crescentes.
Diante disso, a escola não é mais a única detentora de informações e conhecimentos; ela divide espaço com outros meios, as vezes mais atraentes e facilitadores do que a própria escola. Surge assim, a necessidade da escola converter informações em conhecimentos, articulando conteúdos e saber. Tais conteúdos devem ser trabalhados de forma que propiciem o desenvolvimento de cinco tipos de capacidades:
- Competências para a aquisição da informação
- Competências para a interpretação da informação
- Competências para a análise da informação
- Competências para a compreensão da informação
- Competências para a comunicação da informação
“ O sistema educacional não pode tornar especificamente para cada uma dessas necessidades; porém, pode formar futuros cidadãos para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, dotando-os de estratégias de aprendizagem adequadas, fazendo deles pessoas capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem. ( Pozo e Postigo, 2002 ) “
Para mudar a forma de aprender dos alunos é preciso que o professor mude também a forma de ensinar.
O desafio atual do sistema educacional é, evidentemente, formar os alunos para terem autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e, principalmente, para que estejam dispostos a aprender a aprender ao longo da vida.
Cidinha e Márcia Mafra
Que página linda, adorei, parabéns pelas postagens também !!!Com páginas assim, formaremos futuros cidadãos bem mais feliz!!!
ResponderExcluirEneida