terça-feira, 3 de maio de 2011

Atividade com hipertexto

Atividade para o curso "Ensinando e Aprendendo com as TICs":

Leia aqui neste blog (ou acesse um dos citados abaixo) as matérias sugeridas em "TICs na Sala de Aula" e discuta com suas colegas de trabalho.
Agora responda, deixando um comentário no blog visitado:
- É importante o professor utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramentas que auxiliam a aprendizagem dos conteúdos? Por quê?
- Dê uma sugestão de como esse trabalho pode ser realizado.

TICs na Sala de Aula

Acesse o link da Revista Nova Escola para saber mais sobre o uso das tecnologias na sala de aula:
http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml

Leia também a entrevista de Marise Brandão, Orientadora Tecnológica Educacional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e assista a um vídeo relacionado ao assunto acessando o link abaixo:
http://www.revistapontocom.org.br/edicoes-anteriores-entrevista/a-importancia-das-tics-na-educacao


Resultado da pesquisa

A entrevista foi realizada com os 18 professores da EM Profª Alice Naves Ferreira que estão na regência de turmas.
    Analisando os resultados, percebemos que a maioria deles estão engajados com a integração tecnológica na escola. Mesmo os que ainda não utilizam, durante este ano terão oportunidade de ampliar o uso, visto que a proposta pedagógica para o uso do Laboratório de Informática propõe um trabalho onde o professor será o mediador entre a informação e o aluno.
    Em relação às demais tecnologias, os alunos participam mais como receptores/leitores do que como autores. A TV, por exemplo, é usada pela maioria apenas como um aparelho para reproduzir algo que está no DVD. A programação eventualmente é utilizada para auxiliar na ampliação da aprendizagem ou como ponto de partida para que os alunos realizem suas próprias produções.
    A pesquisa serviu para que a equipe atentasse para um detalhe: precisamos implementar o uso para que o aluno seja autor (postura ativa) e não meramente receptor ou leitor (postura passiva) de tecnologias como fórum, bate-papo, wiki e blog.

Cidinha, Grayce e Regina

Reflexões Iniciais: Ensinando e aprendendo com as TICs


O desafio atual do sistema educacional é, evidentemente, formar os alunos para terem autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e, principalmente, para que estejam dispostos a aprender ao longo da vida.
As coisas estão mudando numa velocidade muito rápida e isso exige um constante aprendizado que atenda a essa demandas crescentes.
Diante disso, a escola não é mais a única detentora de informações e conhecimentos; ela divide espaço com outros meios, as vezes mais atraentes e facilitadores do que a própria escola. Surge assim, a necessidade da escola converter informações em conhecimentos, articulando conteúdos e saber. Tais conteúdos devem ser trabalhados de forma que propiciem o desenvolvimento de cinco tipos de capacidades:
  • Competências para a aquisição da informação
  • Competências para a interpretação da informação
  • Competências para a análise da informação
  • Competências para a compreensão da informação
  • Competências para a comunicação da informação

“ O sistema educacional não pode tornar especificamente para cada uma dessas necessidades; porém, pode formar futuros cidadãos para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, dotando-os de estratégias de aprendizagem adequadas, fazendo deles pessoas capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem. ( Pozo e Postigo, 2002 ) “
Para mudar a forma de aprender dos alunos é preciso que o professor mude também a forma de ensinar.
O desafio atual do sistema educacional é, evidentemente, formar os alunos para terem autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e, principalmente, para que estejam dispostos a aprender a aprender ao longo da vida.

Cidinha e Márcia Mafra